Monografias
Produção científica referente à Ilha Grande no campo das Ciências Sociais e Humanas. Teses, dissertações, monografias, livros, artigos e papers podem ser aqui acessados em listas de referências bibliográficas, bem como em seus conteúdos quando autorizado pelos autores. Também projetos acadêmicos de pesquisa em andamento podem ser aqui acessados.

Um olhar sobre a Ilha Grande-RJ, sua gestão sócio-ambiental e processos participativos
Referência Bibliográfica: BERNAL, Alex Barroso. Um olhar sobre a Ilha Grande-RJ, sua gestão sócio-ambiental e processos participativos. Monografia de graduação em Oceanografia. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.
Local: Rio de Janeiro
Ano: 2007
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador(a): Luiz Henrique Melges de Figueiredo
Número de Páginas: 68
Resumo: Este estudo avalia os conflitos sócio-ambientais da Ilha Grande, localizada na porção sul do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de compreender quais foram os elementos e as transformações que marcaram a Ilha Grande em seu passado e como atualmente a problemática local é percebida pelos grupos e segmentos sociais envolvidos. Alguns acontecimentos mais recentes – como a criação de unidades de conservação, a desativação da Colônia Penal Cândido Mendes e a mudança do eixo econômico da pesca para o turismo – vêm provocando uma série de mudanças na teia social da Ilha Grande, sendo reconhecido que com a entrada de novos atores sociais, diferentes sistemas de valores passaram a estar em disputa, existindo além do conflito de interesses, um conflito de visões. Percebe-se que no contexto local, termos como “problema ambiental” e “ecologia” adquirem interpretações muito distintas daquelas fomentadas no ambiente urbano, enquanto conceitos como “biodiversidade” e “paisagem natural” já são entendidos por pesquisadores como resultado de construções sociais e por isso relacionados à diversidade cultural. Por fim, analisam-se princípios, práticas e instrumentos que podem facilitar a gestão sócio-ambiental da Ilha Grande, sendo reforçada a tese de que um trabalho de educação ambiental com o público infanto-juvenil e em parceria com as escolas locais pode ser uma estratégia de mobilização social, desencadeando um verdadeiro processo participativo neste território.
Observações : Monografia apresentada ao Curso de Oceanografia do Instituto de Geociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como requisito final para obtenção do grau de Bacharel em Oceanografia.
Ver detalhes