Monografias

Produção científica referente à Ilha Grande no campo das Ciências Sociais e Humanas. Teses, dissertações, monografias, livros, artigos e papers podem ser aqui acessados em listas de referências bibliográficas, bem como em seus conteúdos quando autorizado pelos autores. Também projetos acadêmicos de pesquisa em andamento podem ser aqui acessados.

As Contradições do Imaginário Patrimonial: estudo de caso nas enseadas de Abraão, Lopes Mendes e Dois Rios - Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ)


Referência Bibliográfica: FARIAS, Ana Beatriz Costa. As Contradições do Imaginário Patrimonial: estudo de caso nas enseadas de Abraão, Lopes Mendes e Dois Rios - Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ). Monografia de graduação em Geografia. Rio de Janeiro: UERJ, 2018.

Local: Rio de Janeiro
Ano: 2018
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Orientador(a): Profa. Dra. Sonia Vidal Gomes da Gama
Número de Páginas: 91

Resumo:
O presente trabalho tem como tema o Imaginário do Patrimônio na Ilha Grande, articulado com os conceitos de paisagem cultural, percepção ambiental, e o histórico de uso e ocupação do solo. Destacam-se as unidades prisionais; as unidades de conservação; e a atividade turística, que resultam em uma morfodinâmica dos acontecimentos de forma singular na ilha. O objetivo é identificar as contradições deste imaginário, quando veiculado aos usos das agências de viagens, com as percepções dos turistas e visitantes nas enseadas de Abraão, Lopes Mendes e Dois Rios. A metodologia está sustentada em dois autores: Paulo César da Costa Gomes e Yi-Fu Tuan. O primeiro auxiliando na inventariação dos patrimônios – tratados como paisagens culturais e com funções de atrativos turísticos – a partir dos discursos utilizados pelas agências; e o segundo, no intuito de trazer para a Geografia o sentimento pelo lugar, na perspectiva fenomenológica, auxilia no exercício de percepção do turista e visitante, a partir de um questionário, a sua capacidade de sentir e perceber o ambiente através dos seus sentidos, e reconhecer seu conhecimento ambiental. Os resultados apresentam diferentes interpretações dos patrimônios, e relações entre o homem e os atrativos, apontando um contato que, na maioria das vezes, distancia-se, e em casos pontuais, aproxima-se com as ideias já propagadas pelo turismo no território insular.

Ver detalhes